PROJETO
UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA) - 2012
Professora: Andréia Ortiz Nantes
Plano de
aula
Escola
Municipal Álvaro Lopes
Ano
(série): 6° ano “A”
Carga
horária: 2 aulas
Conteúdo/Disciplina: Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivo:
- Aprender a organizar uma lista.
- Realizar atividades em grupo.
- Realizar atividades em grupo.
-
Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias.
1ª
Etapa: Etapas de comunicação.
- Fazer uma
pesquisa sobre recursos linguísticos, no leptop.
- Anotar no Kword, tudo que eles acham importante.
2ª
Etapa: Discussão oral
-
Fazer uma roda, onde todos vão ler as anotações feitas no kword.
3ª
Etapa: Atividades
- Explicarei as etapas de comunicação..
- Sentaram em duplas, e cada dupla
escolherá um tipo das variações linguísticas, e montará slides no kpresenter,
para apresentar no Datashow, para os demais colegas.
Linguagem
– Etapas de comunicação
No ato de comunicação percebemos a existência de alguns
elementos, são eles:
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.
e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.
e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
Recursos
utilizados:
- Data
show;
- Laptop;
Avaliação:
Através das apresentações dos alunos;
“Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra”.(...)Rossi, 2003
PONTOS POSITIVOS:
- Entrosamento dos alunos com as tecnologias
- Utilização das ferramentas da Internet;
Os alunos ficaram admirados com os vários sites que oferecem informações sobre o conteúdo em pesquisa.
Não houve dificuldades na execução da aula, pois eu já havia pesquisado o conteúdo que seria apresentado em sala de aula. Exemplo o site http://www.brasilescola.com
Quanto ao manuseio do laptop os alunos já estão acostumando a utilizar essa ferramenta, dessa forma não tivemos nenhum problema. Todos os objetivos da aula foram alcançados dessa forma não mudaria o planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário